No princípío era o desejo…
Que se transformou em ideia, rabisco ou descrição. Ou tudo junto.
A partir do primeiro contato com a dançarina, procuro identificar o que a cliente realmente quer. Nessa fase trocamos ideias e referências, para poder determinar com precisão o desejo da cliente.
Partimos então para uma proposta de modelo. Após a definição do modelo, definimos quais os materiais que melhor se adaptam a ele e criamos uma cartela.
Com o modelo, a cartela, e as medidas da cliente, desenvolvemos uma modelagem que melhor se ajuste ás formas da cliente. O processo geralmente inclui modelagem plana e – algumas vezes – moulage , que é um método de modelagem tridimensional, trabalhando diretamente sobre um manequim adaptado às medidas da cliente.
Com a modelagem pronta fazemos o corte e a costura do modelo.
Saias godet, uma técnica à parte
No caso de saias godet, o passo seguinte ao corte e à costura é um período de descanso por alguns dias, para que o tecido alongue antes da barra ser marcada. Isso garante que o seu modelo não vai dar pontas depois de pronto.
A marcação da bainha então é feita no manequim, os excessos de tecido são refilados e a barra finalizada com o tipo de bainha apropriado ao tecido e ao modelo.
Um soutien pra valorizar…
Um soutien adequado faz milagres pela bailarina de dança do ventre, já que o contorno do busto fica em evidência na dança. Para que o soutien dê a sustentação e o conforto necessários, deve ter uma estrutura equilibrada.
Um soutien Gya Figurinos é confeccionado especialmente com o tecido definido pela cliente,respeitando as suas medidas de bojo e tórax.
O melhor tamanho de bojo é então escolhido e transformado em um soutien com aro em aço galvanizado revestido (não enferruja) e estruturado com barbatanas nas laterais, para ajudar na sustentação. As laterias são levemente elastizadas para dar maior aderência e conforto. Para fechar e embelezar a peça, uma fivela metálica poderosa é colocada na parte de trás.
Se a cliente quiser um up no tamanho, é possível colocar um enchimento removível.
Trabalhamos normalmente com bojos comerciais do tamanho 40 ao 46, mas também é possível encomendar tamanhos especiais, com bojos construídos no tamanho da cliente.
Um cinturão que abraça
Os cinturões Gya Figurinos são anatômicos e confeccionados com estrutura interna discretamente acolchoada.
O fechamento é lateral ou frontal, integrado ao desenho do modelo e é normalmente feito com colchetes. Mas também pode ter o fechamenteo feito com amarração conforme o modelo pedido pela cliente.
Como opção de modelo, o cinturão pode ter franjas de contas a metro aplicadas.
Adereçamento
Com a parte estrutural pronta, começamos o adereçamento do modelo, conforme os materiais que foram definidos na cartela.
Utilizo a técnica de apliqué – apliques recortados de tecidos bordados. Num trabalho de desconstrução do tecido com recortes, reconstruo os motivos no seu figurino.
Também nessa fase são aplicados broches, pedras, strass e quaisquer outros elementos para a finalização.
Efeitos especiais
Dependendo do seu modelo, efeitos especiais de texturas, tingimento e pintura podem ser aplicados.

Quer saber como Gya Figurinos pode te ajudar?
Acesse Serviços