Você fez um bom investimento em um figurino e arrasou naquele evento. Como garantir que ele vai ser seu parceiro em várias outras danças e estar em boas condições caso você queira passá-lo adiante?
Confira aqui 12 dicas para conservar melhor seu figurino.
- Dica da vovó para as roupas brancas não amarelarem: guarde-as embrulhadas em um tecido azul claro .Minha dica: vale usar TNT. No caso de usar tecido, verifique antes se não solta tinta.
- Deixe sempre seu figurino arejar antes de guardar. Se você lavou a peça, certifique-se de que está bem seca. Atenção especial se você mora em região úmida. Vale a pena guardar em saquinhos de TNT ou organza ao invés de plástico. Valem aqueles saquinhos de presente, mesmo. Eles deixam seu figurino “respirar”.
- Ao lavar, não deixe as peças “de molho”, mesmo em detergentes para roupas finas. Evite torcer as peças para não deformarem..
- Ao lavar saias godê, evite que deformem, deixando-as secar na horizontal sobre uma toalha até perderem o excesso de água. Depois pendure normalmente para acabar de secar.
Máquina de lavar, nem pensar… - Verifique o estado de fechos e colchetes metálicos. Troque-os imediatamente se estiverem com algum ponto de ferrugem. Podem manchar o tecido e inutilizar seu figurino.
- Evite deixar seu figurino “morando” na mala do carro. O calor excessivo destrói os fios de elastano e você corre o risco daquela saia de lycra ficar toda larga…
Paetês e tecidos podem manchar e/ou desbotar . Pedrarias podem perder o brilho…
Pedras e apliques hotfix podem se soltar…
Não vale a pena correr o risco.
Evite também guardar seu figurino em locais que recebam sol direto, pelo mesmo motivo. - Se a corrente de strass engancha nas peças do seu figurino, guarde-o envolvido em papel de seda ou TNT De preferência brancos, pra não manchar.
- Antes de usar seu figurino, confira fechos, colchetes e elásticos e os ajuste – ou mesmo troque – se necessário. Alfinetes de segurança grandes podem danificar – e muito – o seu figurino. Se realmente precisar usá-los, prefira os mais finos e certifique-se de que as pontas estão bem afiadas.
- Para passar a ferro, verifique primeiro se o tecido de seu figurino pode receber calor e em que intensidade. De uma maneira geral, deixe o ferro de passar na temperatura mínima e teste em uma área escondida.
- Essa dica também é da vovó: Use um pedaço de tecido de algodão, de preferência branco, entre o ferro de passar e o tecido do seu figurino. Assim você protege o tecido e evita marcas, principalmente em tecidos escuros.
- NUNCA passe o ferro de passar diretamente sobre veludos, tecidos com acabamento metalizado, bordados e paetês.
NUNCA passe o ferro sobre bainhas com nylon. Vale tanto para nylon embutido como para nylon aparente.
Se precisar desamassar tecidos com acabamento metalizado, passe-os pelo avesso, sempre testando antes a temperatura do ferro de passar… - Para desamassar babados, vale a pena usar o passador a vapor. Bom também para as saias godê e as de veludo. Não esqueça de testar antes num cantinho escondido da peça.
Se não tiver um passador â mão, deixe as peças penduradas no banheiro e deixe o vapor do chuveiro agir.
Seguindo essas dicas básicas, seu figurino vai lhe agradecer.